Confiram algumas dicas para a campanha de lançamento da sua música nas redes sociais.
1. REPAGINAR VISUAL
Atualizar foto do perfil: Atualizar TODOS os perfis (foto de perfil), mantendo a mesma foto em todas as redes sociais. Isso ajuda ao público a identificar facilmente VOCÊ na internet.
Organizar a bio do Instagram: Retirar informações relacionadas à vida pessoal. Possuir perfil público e de artista.
2. PRÉVIAS DE PRODUÇÃO
Fotos e boomerangs dos bastidores da produção, figurino, maquiagem, viagem…
3. INTERAÇÃO COM O PÚBLICO
Enquetes, caixa de perguntas, etc, nos Stories (INSTAGRAM/FACEBOOK). Buscar engajamento do seu público com sua campanha de lançamento: chamar as pessoas para a ação.
4. CRIAR EXPECTATIVA
Em todas as postagens falar sobre o lançamento, mas sem revelar grandes detalhes, gerando suspense e curiosidade no seu público.
5. INTERAÇÃO COM SEGUIDORES
Trabalhar com o público do TikTok: Todo conteúdo criado para Reels, postar também no TikTok (vice-e-versa). Criar contagem regressiva para o lançamento; chamar seus seguidores para inscrição no canal do youtube e seguir no INSTAGRAM e TikTok.
IMPORTANTE: Chamar o público para fazer o “pre-save” do lançamento.
Fazer um tutorial de como fazer o “pre-save”. Isso facilita a ação do seu público.
6. PRESENÇA
Na semana de lançamento, a ideia é postar todos os dias sobre a estréia, focando em vídeos curtos e stories.
Sempre chamar o público para fazer o “pre-save” e para participar da live de lançamento.
LEMBRE: O Feed do INSTAGRAM é seu portifólio. Busque manter o feed organizado e atualizado. Você pode arquivar postagens antigas e repostar novamente acontecimentos importantes relacionados à sua carreira artística.
7. LANÇAMENTO
No dia anterior à estréia, fazer uma live no INSTAGRAM e/ou na sua rede social onde seu público mais interage. Escolher um horário mais adequado para sua audiência. Chamar convidados para a live (compositores, produtor musical, pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento do projeto). Nesta live NÃO CANTAR A MÚSICA DO LANÇAMENTO!!! Sua intenção como artista é fazer os outros escutarem sua música por meio das plataformas de streaming.
OBS.: As principais plataformas de streaming possuem planos gratuitos, não gerando custo para escutar sua música. NUNCA compartilhar os arquivos MASTER da sua música.